Como evitar e tratar as brotoejas e assaduras

Revista CrescerComo evitar e tratar as brotoejas e assaduras

Brotoejas e assaduras (Foto: Catherine Falls/Getty Images)

O QUE  É:Brotoejas são sinais na pele em formato de bolinhas que aparecem especialmente em áreas de transpiração intensa, como as de contato com o tecido da roupa, devido ao calor. As assaduras ocorrem em áreas de dobras e na região genital, por causa do contato com urina e fezes. A brotoeja é causada pela “irritação” das glândulas sudoríparas e são mais comuns em crianças e bebês devido à imaturidade delas. “A Maria Eduarda teve brotoejas com pouco menos de 2 anos, e foi assustador. Cheguei a perguntar para a minha mãe se era sarampo ou catapora, de tão cheia de bolinhas que ficou. Deixava a bebê só de fralda. Fiz tratamento caseiro, dava banho com água de maisena e passava pasta d’água para aliviar. Mas era péssimo, porque as pessoas na rua olhavam, achavam que era algo contagioso”, conta a relações-públicas Tatiana Fanti, 36.

+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães

SINTOMAS: As brotoejas são assintomáticas, diferentemente das assaduras, que podem causar coceira ou ardência na pele.

TRATAMENTO: No caso das assaduras, a dermatologista Adriana Cairo diz que é importante avaliar se há presença de infecção fúngica associada para um tratamento adequado. O recomendado para brotoeja é deixar a criança menos agasalhada, mais fresquinha. “E pode ser usado talco líquido no local para ajudar a secar mais rápido.”

PREVENÇÃO: Deixar a criança com roupas mais leves, em ambientes frescos e arejados é a melhor forma de prevenção das brotoejas. Para as assaduras, trocar as fraldas frequentemente e usar cremes de barreira são providências essenciais.

saiba mais

+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

+ Você já curtiu Crescer no Facebook?

+ Acompanha o conteúdo de Crescer? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora! 

Você já curtiu Crescer no Facebook?

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.